Os telhados do projeto “Express Rail Link West Kowloon Terminus” serão pautados por amplas janelas e extensas áreas de vegetação. O objetivo da ação é incluir elementos da natureza na construção, ao mesmo tempo em que se potencia o lado sustentável da obra.
Apelidado de “telhado verde”, este elemento será cinco vezes maior do que o originalmente acordado no placo de construção, refere a nota divulgada pela Aedas, empresa responsável pela obra.
A criação de janelas naquele local estratégico permite a passagem contínua de luz natural. Assim sendo, durante as horas de sol, a ativação dos sistemas de iluminação artificial não será necessária. Estes sistemas só serão ligados durante a noite, facto que ajudará a reduzir os gastos energéticos da estação ferroviária.
Por outro lado, o principal objetivo da vegetação é manter uma temperatura agradável dentro da estação. Através deste plano, o uso do ar condicionado será reduzido, evitando gastos adicionais de energia. O jardim do telhado vai ser esculturalmente concebido, de modo a “assemelhar-se a uma extensão do verde de baixo”, aquele posicionado no percurso pedestre da estação.
A estação, desenhada pelo escritório internacional de arquitetura Aedas, está, neste momento, a ser edificada. A inauguração encontra-se agendada para o início do ano de 2016 e estima-se que a estrutura receberá uma média de 100 mil pessoas por dia.
Clique AQUI para aceder a mais informações sobre o projeto.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]