“O desporto português precisa muito destas iniciativas, que se destinam a exaltar os valores primeiros do desporto e fazer campeões para a vida, muito para além de serem campeões no aspeto desportivo”, considerou o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias.
Nuno Delgado, medalha de bronze em Sidney 2000 é um dos promotores da iniciativa com o apoio da Fundação Mandela. O judoca assinalou que a maior aula de judo do mundo “é o contributo para que Portugal dê o exemplo de que este é o caminho a seguir para o sucesso na vida”.
“Estarão sete mil pessoas vestidas de quimono no Terreiro do Paço para participar na maior aula de judo do mundo”, explicou Nuno Delgado, alertando para a componente social do evento, pois o número de quimonos corresponderá a sete mil crianças que beneficiarão dos programas “Formar campeões para vida”.
De acordo com comunicado da CM Lisboa, “o projeto, que tem a benção de Nelson Mandela e da sua Fundação, visa divulgar a filosofia do judo (baseada em três conceitos: superação, autoconhecimento e solidariedade) junto das crianças de modo a prepará-las para a ´luta da vida´”.