por redação
A Maiambiente decidiu dar uma utilização adicional aos seus camiões do lixo: transformá-los em veículos de cultura, ao mesmo tempo que recolhem os resíduos urbanos do concelho da Maia. O projeto “C-Mobile: Cultura em Movimento” é pioneiro em Portugal e tem como objetivo promover e disponibilizar o acesso universal à arte, nas suas diferentes formas de expressão, e divulgar novos artistas. O desafio da decoração dos camiões foi lançado aos alunos da ESAD – Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos) e o resultado já circula pelas ruas do concelho.
Os oito camiões decorados foram apresentados em abril na Praça do Município da Maia, momento que contou com a presença de António Silva Tiago, presidente da Maiambiente e vice-presidente da Câmara Municipal da Maia e de José Simões, diretor da ESAD. Na cerimónia foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre as entidades e entregues os diplomas aos alunos participantes.
Oito alunos com a coordenação de um professor apresentaram projetos atrativos e com visões inovadoras e sustentáveis: uma nova vida para os resíduos, a importância do património natural, a experiência dos mais velhos para um estilo de vida saudável, a história de Tom Sawyer, o verde da floresta, a bicicleta como meio de transporte sustentável e a regra dos três R.
A Maiambiente é uma empresa pública municipal, autónoma jurídica e financeiramente, e tem como objeto principal, por delegação da Câmara Municipal da Maia, a remoção dos resíduos sólidos urbanos e equiparados a urbanos, a recolha seletiva de materiais recicláveis e a manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos da Maia.