Luís de Matos foi distinguido, este sábado, em Londres, por um dos mais prestigiados clubes de mágicos do mundo, o The Magic Circle. O mágico português recebeu o 'The Devant Award' e tornou-se o "mais jovem de entre todos aqueles que, até hoje,
Luís de Matos foi distinguido, este sábado, em Londres, por um dos mais prestigiados clubes de mágicos do mundo, o The Magic Circle. O mágico português recebeu o 'The Devant Award' e tornou-se o “mais jovem de entre todos aqueles que, até hoje, foram distinguidos” com aquele troféu.
Com 43 anos, Luís de Matos foi premiado com o “mais relevante dos troféus, atribuído anualmente” pelo clube centenário inglês. Em declarações à Lusa, o artista conta que a média de idades dos mágicos de todo o mundo já distinguidos com o 'The Devant Award' ultrapassa os 70 anos, pelo que o mesmo acaba de se tornar mais jovem premiado de sempre.
Em comunicado, Luís de Matos refere que há uma “relação direta entre a importância do galardão e o facto de, habitualmente, o mesmo premiar toda uma vida de trabalho, dedicação e criatividade”. Ao longo da sua história, “todos os profissionais distinguidos eram oriundos do Reino Unido e dos Estados Unidos da América”, sendo o mágico português o primeiro a contrariar essa tendência.
Fundado em 1905, o The Magic Circle é “o maior e mais prestigiado clube de mágicos do mundo” e tem distinguido “aqueles cujo trabalho vem contribuindo de forma destacada para o desenvolvimento da arte mágica”.
Em Abril, Luís de Matos foi também um dos três mágicos do mundo distinguidos, em Itália, com os prémios 'Golden Grolla' e em Hollywood, nos EUA, numa cerimónia onde são distinguidos os melhores mágicos do mundo. Com a distinção 'Special Fellowship', a Academy of Magical Arts quis reconhecer, na altura, o trabalho do artista na criação e concretização da Essential Magic Conference, o primeiro congresso mundial de magia transmitido em direto, na Internet, para 74 países.
Luís de Matos está, neste momento, a celebrar 25 anos de atividade profissional e criativa nos palcos e televisões, em Portugal e noutros países.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes