Na próxima quinta feira, o maestro português Cesário Costa dirige a Orquestra Sinfónica Nova Rússia na Sala Tchaikovsky, em Moscovo, no âmbito do VI Festival Internacional de Virtuosos de Guitarra Clássica, noticia a agência Lusa.
“Estou entusiasmado com a experiência, o contacto com músicos diferentes e, claro, por tocar numa sala tão importante e para um público tão exigente como o moscovita”, disse Cesário Costa, que é também o diretor artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Esta é a primeira vez que o maestro português dirige naquela que é considerada uma das mais importantes salas de concerto europeias.
Em Portugal, Cesário Costa tem já agendados dois concertos para o mês de maio: o primeiro, no dia 14, a ser realizado no Cine-Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo; o segundo irá decorrer no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia 15.
Nascido em 1970, já dirigiu, como maestro convidado, a Royal Philharmonic Orchestra, a Orquestra Sinfónica de Nuremberga, a Orquestra Filarmónica da Macedónia, a Orquestra Filarmónica de Roma, a Filarmonia Sudecka (Polónia), a Orquestra de Extremadura (Espanha), a Orquestra Sinfónica de Liepaja (Letónia) e a Orquestra de Câmara da Rádio Romena, entre outras.
Apresentou-se também em Espanha, França, Andorra, Alemanha, Escócia, Bélgica, Inglaterra, Itália, Dinamarca, Macedónia, Polónia, Letónia, Roménia, Albánia, Malásia, Brasil, México e China.