A Madeira foi, recentemente, e pela segunda vez consecutiva, eleita a Melhor Ilha da Europa no âmbito da edição de 2014 dos World Travel Awards. O Huffington Post decidiu tentar explicar o porquê da (re)eleição e reuniu sete razões.
A Madeira foi, recentemente, e pela segunda vez consecutiva,
eleita a Melhor Ilha da Europa no âmbito da edição de 2014 dos World Travel Awards. O Huffington Post decidiu tentar explicar o porquê da (re)eleição e reuniu sete razões que transformam o arquipélago português num verdadeiro “paraíso”.
Um artigo publicado esta segunda-feira e assinado por Suzy Strutner, editora de viagens do site norte-americano, destaca que todo o território madeirense é um “éden de verde abundante”, com as suas orquídeas e buganvílias e os seus frutos tropicais, entre mangas e abacates, aos quais se junta uma costa extensa com uma vista sem igual para o Oceano.
Para Strutner, na Madeira, “a Natureza é, literalmente, o recreio”, já que a ilha é decorada por vinhas, formações rochosas “impressionantes” ou “piscinas naturais cor de cristal”.
As praias, por seu lado, são “simplesmente maravilhosas”, estendendo-se ao longo de quase 160 quilómetros e proporcionando paisagens “mágicas”. Uma ida ao Porto Santo é mesmo, garante a autora da peça, uma experiência idêntica a visitar “um qualquer lugar nas Caraíbas”.
Aos encantos naturais acrescentam-se os charmes das “preciosas” vilas costeiras, como Machico – a mais antiga da Ilha, informa a norte-americana – ou a Calheta, “local favorito devido às suas praias de areia dourada, ao seu novo cento artístico e a uma mistura especial de rum branco”.
O Funchal, capital madeirense, merece, também, a atenção do Huffington Post, não apenas pelas suas “igrejas históricas, arquitetura e jardins”, mas por se tratar da cidade de origem de Cristiano Ronaldo, “superestrela do futebol”.
Hotéis, gastronomia e o maior fogo-de-artifício
O portal norte-americano deixa grandes elogios à hotelaria, frisando que os hotéis da Madeira são “de topo” e oferecem “alguns dos melhores tratamentos do mundo”, que converteram a ilha num dos principais destinos de spa, em especial graças à prática da oceanoterapia.
A ilha portuguesa é, igualmente, o destino ideal para quem queira aventurar-se nas escaladas e sentir que está “no topo do mundo”: a vila das Furnas, por exemplo, localiza-se numa cratera vulcânica, e na Madeira não faltam quedas de água, penhascos, termas ou ravinas que “testam o estômago” e “fazem tremer as pernas” mas são miradouros incomparáveis.
O Huffington Post chama ainda a atenção para a gastronomia madeirense, “fresca e criativa”, movida pela ampla quantidade de produtos disponibilizada nos mercados, onde se vendem “frutos raros, legumes, flores, peixe e roupa”. Nos restaurantes, “os pratos de carne são excelentes”, com a preferência a incidir sobre a carne de vinha d'alhos à moda da Madeira.
Quem for à Madeira também não poderá perder, naturalmente, “o maior espetáculo de fogo de artifício do mundo”, assim eleito, de forma oficial, pelo Guinness World Records em 2006, conclui a publicação norte-americana.
Clique AQUI para ler artigo publicado no Huffington Post (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz
Comentários
comentários