O anúncio foi feito na passada sexta-feira, dia 2 de julho, pelo secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, em Santana, por ocasião da abertura de mais uma edição do festival 48 Horas a Bailar.
“Já confirmámos com os bancos. Começaram a ser depositados as ajudas que o governo Regional criou para contrabalançar as perdas de rendimento. Foram depositados 858 mil euros a 1460 agricultores. Isto é a primeira tranche de uma ajuda global que vai chegar a 1 milhão e 300 mil euros a cerca de 3 mil explorações”, assegurou Manuel António Correia.
“Nós criámos dois tipos de ajuda: uma que já está em curso, que é uma ajuda de 95% a fundo perdido para aqueles que tenham visto as explorações afetadas e que precisavam de recuperar o potencial produtivo – mas essa ajuda não abrangia aqueles que perderam produção. Para esses foi criada também uma ajuda adicional, para contrabalançar essas perdas”, acrescentou o governante, que se queixou ainda da excessiva burocratização da União Europeia neste tipo de processos.