Lisboa já tem o seu próprio tipo de letra. A iniciativa é dos criativos da Leo Burnett que, em parceria com a autarquia, se inspiraram nos cabos elétricos que rasgam os céus da capital para desenhar aquela que viria a ser a fonte tipográfica oficial
Lisboa já tem o seu próprio tipo de letra. A iniciativa é dos criativos da Leo Burnett que, em parceria com a autarquia, se inspiraram nos cabos elétricos que rasgam os céus da capital para desenhar aquela que viria a ser a fonte tipográfica oficial de Lisboa.
“O famoso amarelo da carris é por todos conhecido, mas poucos são aqueles que olham para os céus de Lisboa e encontram uma fonte de carateres na malha de cabos que lhe fornece energia”, lê-se em comunicado no site da Câmara Municipal de Lisboa.
Os poucos foram os criativos profissionais da Leo Burnett, que, de facto, se inspiraram na teia de cabos dos elétricos que cruzam os céus lisboetas para dar vida ao tipo de letra oficial da capital. Pelo nome LX Type, o mesmo está disponível para todos através de um site onde é possível fazer o seu 'donwload' gratuito.
No mesmo, há também uma área onde se pode testar a fonte e descobrir um lugar de Lisboa associado a cada letra, transformando palavras em guias personalizados da cidade. Depois de feito o 'download' gratuito, é possível digitar tudo o que “a imaginação permitir e a necessidade ditar”.
Para divulgação da iniciativa, o realizador Hugo Lage criou ainda um filme, com música gentilmente cedida pelos Dead Combo.
Conheça o LX Type AQUI.
Notícia sugerida por Nídia Dinis