Roberto Barbosa, fotógrafo e professor do IADE, morreu em 2007. Segundo a instituição, o docente criou, em 2004, um blogue dedicado exclusivamente às fotografias captadas com câmara de telemóvel. O objetivo pedagógico era “estimular os alunos para a criação fotográfica”, afirma a instituição no seu site oficial. Por essa razão, esta maratona fotográfica pretende apostar neste tipo de experiências.
O IADE prentende, com este concurso, “relembrar um dos professores da instituição que melhor desenvolveu a relação da fotografia com o design, assim como estimular o olhar sobre a realidade e a sua transformação em imagem”, lê-se no site da escola.
As candidaturas decorrem até 31 de Janeiro e os participantes têm que mostrar Lisboa “como um início de ano positivo”. O vencedor irá receber um telemóvel Sony Xperia Arc S e o segundo lugar vai ser galardoado com um 'workshop' de fotografia digital atribuído pelo IADE.
Os concorrentes podem enviar, no máximo, 21 imagens para carlos.costa@iade.pt, que depois vão ser submetidas a uma seleção prévia.
As fotografias “obrigatoriamente fotografadas com câmara de telemóvel”, como salienta a instituição, devem ser originais e ter um título associado. A escolha final e respetiva exposição vai ser realizada por um júri da instituição e vai ser afixada na galeria da Baixa-Chiado PT Bluestation.
Clique AQUI para aceder à página da maratona no site do IADE.