A ideia para a criação deste mercado surgiu devido à necessidade demonstrada pelos visitantes do LX Market, uma feira onde se vendem peças ‘vintage’ e em segunda mão.
“Fomo-nos apercebendo que houve um aumento no número de pessoas que procura discos de vinil”, revela à Lusa Teresa Lacerda, responsável pela comunicação do LX Market, acrescentando que “nunca tinha sido feito um grande evento sobre este tema”.
Os visitantes vão ainda, para além de comprar discos de vinil, assistir à exibição dos DJ DJ Edgar Raposo e Maria P, ver exposições de capas e de discos remodelados e ainda fotografias promocionais de bandas e artistas como Morrissey, Iggy Pop, The Who, Beach Boys, Bob Dylan entre outros.
“Daqui a uns anos voltamos ao contrário: usamos o suporte digital para transportar no dia-a-dia, mas depois em casa temos os discos de vinil”, explica Teresa, salientando que “esta nova tendência está em expansão pelo mundo inteiro”.
A “Feira do Vinil” é realizada em parceria com a editora 'Record a Day' e pretende agregar no mesmo espaço vendedores e editoras independentes que queiram divulgar o seu trabalho.
A iniciativa decorre entre as 11:00 e as 19:00 do próximo domingo, dia 23, no Pavilhão Brasil do LX Factory, em Alcântara, enquanto na rua principal decorre o LX Market.