O projeto Park e Ride resulta de uma parceria entre os operadores de transportes públicos (OTLIS, Carris, Metro e Transtejo) e de estacionamento(EMEL e Empark), que assinaram um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa, com vista à criação de um tarifário partilhado.
“Não foi fácil juntar todos os operadores, porque existem interesses distintos, mas este projeto permite que as pessoas utilizem as duas modalidades. Em vez de utilizarem o automóvel em todo o percurso casa-trabalho, podem fazer uma metade do trajeto recorrendo a transportes públicos”, esclareceu, citado pela Lusa.
Por seu turno o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa (PS), acrescentou que o projeto Park e Ride prevê a criação de cerca de cinco mil lugares de estacionamento para que as pessoas que se desloquem à capital possam estacionar o carro e circular na cidade com o mesmo título.
Presente na assinatura de cooperação para a criação deste projeto esteve também o secretário de Estado dos Transportes, que lamentou o facto de existir uma redução na adesão aos transportes públicos.
“A qualidade dos transportes melhorou drasticamente, mas a adesão não acompanhou essa melhoria. É necessário que os transportes públicos criem uma imagem atrativa e convençam as pessoas que é preferível utilizá-los, ao invés do seu automóvel”, apontou.