A Comissão Europeia aprovou, na passada quinta-feira, o uso de Internet 3G e 4G por passageiros durante os voos, em altitudes superiores a 3.000 metros. A decisão final cabe, agora, às transportadoras aéreas que vão optar por permitir ou proibir o us
A Comissão Europeia aprovou, na passada quinta-feira, o uso de Internet 3G e 4G por passageiros durante os voos, em altitudes superiores a 3.000 metros. A decisão final cabe, agora, às transportadoras aéreas que vão optar por permitir ou proibir o uso deste tipo de tecnologias a bordo.
Até agora, apenas era autorizado o uso do espetro 2G dentro dos aviões e em pleno espaço aéreo europeu. Com a luz verde de Bruxelas surge, no entanto, a possibilidade de se usar também 'smartphones' e 'tablets' com ligação às redes 3G e 4G.
As companhias aéreas ficam a cargo da decisão final de quais os serviços de internet é que desejam instalar a bordo, sendo que um inquérito já a conhecer que a maioria dos passageiros prefere serviços de mensagens (SMS) e de correio eletrónico (e-mail).
Até ao final do mês, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASE) vai emitir um guia sobre o uso de dispositivos eletrónicos a bordo, sendo que, para Patrick Ky, Diretor executivo da EASA, “este é um passo importante no processo de expansão da liberdade de usar dispositivos eletrónicos pessoais a bordo dos aviões, sem comprometer a segurança”.
Notícia sugerida por Raquel Baêta