Na Mãe Casa recebem-se os hóspedes, convive-se à volta da lareira e espreita-se a mercearia de produtos tradicionais. Seguindo para um dos 15 quartos das Luz Houses, em formato open space, os tons neutros, a genuinidade das madeiras e solidez do betão geram um ambiente simples e confortável, perfeito para o descanso e evasão.
O aspeto tranquilo e cintilante do interior transborda para as instalações exteriores. Circundando o jardim, deparamo-nos com a mística Ermida, com a Cisterna centenária, o abrigo de ovelhas e a Luz Senses, uma gruta natural, ideal para fruir de vários programas de bem-estar à base de terapias naturais e ervas aromáticas.
Neste empreendimento sente-se a natureza durante um piquenique, uma caminhada ou um passeio de bicicleta nos bosques da Serra de Aire.
Para corresponder da melhor forma as necessidades do hóspede, os proprietários disponibilizam, mediante reserva, serviços únicos de babysitting, programas românticos e gastronómicos, pacotes turísticos personalizados, entre outros. Além disso, a Mãe Casa também pode acolher eventos empresariais ou festas privadas, preparados ao mais ínfimo pormenor para 18 a 50 pessoas.
Através de fundos comunitários, Ana, arquiteta, e Pedro, gestor de Recursos Humanos, inspiraram-se nas suas origens e na arquitetura tradicional dos séculos XVIII a XX, construindo um projeto moderno repleto de experiências que enchem a alma e o espírito de luz e paz.
A atmosfera fresca e inovadora do Luz Charming Houses valeu-lhe a atribuição do Prémio de Melhor Novo Boutique Hotel da Europa, pelo World Boutique Hotel Awards, em outubro de 2015.