Uma empresa italiana criou uma solução inovadora para revolucionar as comunicações móveis: uma luva com tecnologia "bluetooth" que se conecta ao telefone e permite fazer e atender telefonemas. Basta falar para a mão.
Acessórios como os auriculares, que possibilitam a receção de chamadas telefónicas sem necessidade de tocar no telemóvel, não são uma novidade. Porém, uma empresa italiana criou uma solução inovadora para revolucionar as comunicações móveis e que pode ser muito útil, sobretudo, nas estações mais frias: uma luva com tecnologia “bluetooth” que se conecta ao telefone e permite fazer e atender telefonemas. Basta falar para a mão.
A invenção, desenvolvida pela Hi-Fun, chama-se Hi-Call e foi apresentada ao mundo na IFA, a grande feira de tecnologia de Berlim que decorreu recentemente na capital alemã. Junto ao punho, a luva tem dois botões para atender ou rejeitar a chamada. No polegar está o auscultador e no dedo mindinho o microfone.
Através deste novo acessório, que faz ligação ao dispositivo telefónico, o utilizador pode falar com o interlocutor sem qualquer contacto com o telemóvel, bastando aproximar a mão do rosto e colocá-la na posição de quem faz o gesto tradicionalmente usado para simbolizar uma conversa por telefone.
A Hi-Call funciona com uma bateria de lítio, que pode ser carregada através de um cabo USB, e aguenta 10 dias em stand-by, tendo uma autonomia de conversação de 20 horas. Porém, e embora seja especialmente pensada para o uso durante o Inverno, a luva eletrónica não é à prova de água, o que pode ser uma desvantagem em locais com muita chuva ou neve.
De acordo com a Hi-Fun, responsável pela criação, as luvas – uma eletrónica e outra convencional -, que se encontram disponíveis em tamanhos de homem e senhora e em duas cores (preto e cinzento) vão chegar à Europa, e a Portugal, em Outubro, e vão custar 49,90€.