Vanessa Andrea Gonçalves Gómez é luso-descendente, filha e neta de emigrantes madeirenses. Tem 24 anos, 1,77 metros de altura e foi coroada esta semana como Miss Venezuela 2010 e irá agora representar o país na gala de Miss Universo 2011 onde deixará
Vanessa Andrea Gonçalves Gómez é luso-descendente, filha e neta de emigrantes madeirenses. Tem 24 anos, 1,77 metros de altura e foi coroada esta semana como Miss Venezuela 2010 e irá agora representar o país na gala de Miss Universo 2011 onde deixará um pouco da cultura portuguesa, com a qual se sente “muito próxima”.
“Sinto-me muito identificada com Portugal, porque o meu pai é português. Aos 14 anos veio para a Venezuela, mantendo sempre vivo o espírito de português, de madeirense, e os costumes e gastronomia típica (da sua terra), inclusive aos domingos. Ao pequeno almoço ouvíamos sempre um fado”, explicou Vanessa Gonçalves, que a meio da conversa optou por responder em português, citada pelo jornal CM.
A jovem é natural de Caracas, formou-se em Odontologia e é especialista em estética e desenho do sorriso. Participou no concurso Miss Venezuela a representar o estado de Miranda.
Vanessa Gonçalves foi escolhida entre as 28 candidatas que desfilaram no concurso, exibindo a sua beleza perante um juiz composto por 22 elementos.
Em declarações à Agência Lusa, Vanessa Gonçalves explicou que teve “três meses de preparação para (o concurso de) Miss Venezuela, entre a “passerele” e as aulas de oratória”, confessando que nunca tinha pensado antes em participar no concurso de beleza.
A Venezuela é dos países mais galardoados com a Miss Universo com seis coroações, inclusive em anos consecutivos: Maritza Sayalero (1979), Irene Sáez Conde (1981), Bárbara Palacios (1986), Alicia Machado (1996), Dayana Mendoza (2008) y Stefanía Fernández (2009).