Há um luso-americano nomeado para a categoria de animação dos Óscares universitários, promovidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, nos EUA.
Há um luso-americano nomeado para a categoria de animação dos Óscares universitários, promovidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, nos EUA. Ele é Eric Cunha, de 24 anos, co-autor da curta-metragem 'Marcel', realizada em conjunto com a colega Seung Sung quando os dois estudavam animação na School of Visual Arts, em Nova Iorque.
O filme conta a história de “dois ladrões que se enfrentam num museu para ficar com um bigode de fantasia, na esperança de conseguir notoriedade em todo o mundo”. No entanto, a nomeação é uma surpresa para Eric e Seung.
“Nós já ficámos bastante surpreendidos quando fomos nomeados para semi-finalistas regionais”, conta o luso-descencente à Lusa. “É um grande feito ser considerado do mesmo nível que todos estes filmes de estudantes que estão a ser reconhecidos”.
Apaixonado por animação desde criança, Eric estreou-se como realizador aos 12 anos, quando começou a gravar filmes dele com os amigos a fazer skate para mostrar os seus truques. A partir daí, “ficava acordado horas infinitas a aprender os programas de edição e a melhorar”.
Entretanto, veio a vontade de “fazer melhore e começar a brincar com a animação”, que acabou por levá-lo a tirar o curso na School of Visual Arts, em Nova Iorque, onde se especializou em animação 3D.
Filho de emigrantes de Vila Nova de Cerveira e da Murtosa, Eric Cunha é hoje diretor técnico na produtra Nathan Love. No entanto, sublinha que, além deste trabalho, gosta de se “manter ocupado a trabalhar em projetos pessoais”, até porque está “sempre a tentar ser melhor e explorar novas ideias em animação”.
Para além de Eric Cunha, há outros 41 nomeados para os 'Óscares' universitários da Academia, nas categorias 'alternativo', 'animação continuada', 'narrativo', 'documentário' e 'filme estrangeiro'. No total, estão representadas 23 universidades norte-americanas e dez estudantes de instituições superiores de ensino estrangeiras.
Os prémios de estudantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são atribuídos desde 1972. Oito vencedores destes prémios continuaram a sua carreira vencendo os verdadeiros óscares, entre eles John Lasseter, Pete Docter, Robert Zemeckis, Trey Parker e Spike Lee.
Os vencedores são anunciados no fim do mês, sendo que a entrega dos prémios acontece uma semana depois, no dia 7 de Junho, no DGA Theater, em Los Angeles.
Conheça mais sobre o trabalho deste luso-descendente AQUI, na sua página online.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca