por redação
Um simples toque no botão e o mundo digital abre-se ao utilizador. Um dedo desliza pela superfície e navega para uma app amarela. Na app “Lufthansa crewFlight”, abre-se o mapa de assentos, dando à equipa de cabina todas as informações sobre os passageiros do seu próximo voo.
A Lufthansa está a fornecer 20 mil iPads Minis à sua tripulação de cabina. O chamado dispositivo móvel de cabine (CMD) será disponibilizado a toda a equipa de cabina nas próximas semanas, e faz parte do processo de digitalização da Lufthansa. Um outro dispositivo tecnológico, chamado Electronic Flight Bag, já está em operação no cockpit desde o início de 2015 e é usado por 4300 pilotos para planeamento e operações de voo. Paralelamente, os chefes de cabina receberam um tablet, um passo que agora está a ser alargado à restante da equipa.
O CMD fará com que os membros da tripulação de cabina tenham acesso a todos os dados de que precisam para trabalhar a bordo, ter acesso a manuais de serviço ou cronogramas importantes, que permitem visualizar facilmente as mudanças nos planos. A tecnologia também anuncia uma nova maneira de trabalhar sem papéis, simplificando os processos existentes para que os funcionários tenham mais tempo para os clientes, o que resulta em melhorias significativas na comunicação a bordo.
O projeto Cabin Mobile Device faz parte de um programa atual de transformação chamado “OPSession”, que visa digitalizar ainda mais as áreas operacionais da Lufthansa, da Swiss e da Austrian Airlines. Os funcionários sem local de trabalho fixo também serão receberão dispositivos móveis, para que possam atender às necessidades dos passageiros de uma maneira mais personalizada.