Chama-se "Lousã a Pedalar" e é um projeto da Câmara Municipal da Lousã, concelho de Coimbra, com o objetivo "de potenciar a mobilidade" e "possibilitar aos munícipes e a quem visita" a vila um meio de transporte ecológico e saudável.
Chama-se “Lousã a Pedalar” e é um projeto da Câmara Municipal da Lousã, concelho de Coimbra, com o objetivo “de potenciar a mobilidade” e “possibilitar aos munícipes e a quem visita” a vila um meio de transporte ecológico e saudável. O serviço custa entre dois e três euros e já está em funcionamento.
De acordo com informações da autarquia, os residentes e turistas podem alugar as bicicletas “como veículo para conhecer” o local “ou simplesmente para deslocações dentro do território”.
Os veículos destinam-se “unicamente” a usos recreativos/turísticos e o custo de aluguer é de dois euros para o período da manhã (até às 13.00h) e de três euros para o período da tarde (a partir das 13.00h).
Nos meses de Julho e Agosto, as bicicletas para aluguer estão disponíveis na Piscina Municipal do Parque Carlos Reis, sendo que entre os meses de Setembro e Junho estão disponíveis na Piscina Municipal Coberta da Lousã.
As bicicletas podem ser usadas por indivíduos de todas as idades, mas mediante algumas condições especiais para os mais jovens.
As crianças com menos de 14 anos apenas podem usar os equipamentos acompanhadas por um adulto que tenha alugado a uma bicicleta e quem tiver entre 14 e 18 anos poderá usá-los mediante a assinatura (presencial) de um termo de responsabilidade por parte do encarregado de educação.
Quem tiver mais de 18 anos, terá apenas de preencher uma ficha de inscrição e apresentar um documento de identificação, podendo, de imediato, começar a pedalar pela Lousã.