A Câmara Municipal da Lourinhã abriu um concurso para a construção de um Parque Temático do Jurássico, com vista ao melhoramento e aprofundamento do potencial paleontológico do atual Museu da Lourinhã.
O concurso decorre até ao final do mês e procura “propostas criativas, que incluam conceitos científicos e pedagógicos para o desenvolvimento de um parque museológico, com forte componente ao ar livre”, lê-se no edital no site da câmara.
A Lourinhã tem sido um local reconhecido internacionalmente como um dos polos mais importantes a nível europeu dos vestígios de dinossauros do período do Jurássico Superior.
Desde 1979 que o património arqueológico é defendido pelo Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL). Todo o material recolhido encontra-se no Museu da Lourinhã. Dada a relevância do património exposto, surge a necessidade de remodelar o espaço.
Parque Jurássico será único no país
“Não se trata portanto de um projeto de uma entidade museológica a criar de raiz, mas antes da transformação de um museu que alberga um património único no país e se encontra instalado em condições inadequadas, num equipamento atual que se pretende qualificado e de relevância nacional”, explica o programa de ação.
O projeto torna-se ainda mais importante se pensarmos que na península Ibérica existem três concentrações de património jurássico. Apesar de duas delas já terem unidades museológicas, o Museo Jurásico de Astúrias e o complexo Dinópolis, na Lourinhã o espaço ainda não existe.
“O Parque Jurássico tem como missão contribuir para o conhecimento da evolução da vida na Terra, através da investigação e divulgação do património paleontológico”, explicam os organizadores.
Num investimento que vai rondar os 10 milhões de euros, o projeto vai incluir a construção de edifícios e outras infraestruturas e a aquisição de conteúdos museológicos.
“Os seus efeitos multiplicadores poderão atingir todo o tecido social e económico do concelho, da região Oeste e Nacional. Este projeto, constitui-se assim como uma alavanca para o desenvolvimento da região. Carece de obter um rápido e forte investimento público, em especial dos programas comunitários e nacionais existentes”. De lembrar que este será o único polo de atração especializado no país.
O Parque Jurássico vai localizar-se a cinco quilómetros a Norte da Lourinhã, num terreno com uma área total de 36,7 hectares e deve estar pronto em 2015.
[Notícia sugerida por Teresa Teixeira e Ana Guerreiro Pereira]