De acordo com um comunicado da organização Plastic Bag Laws, a medida prevê que cerca de 7500 lojas diminuam gradualmente a distribuição de sacos de plástico até que a proibição total entre em vigor já no próximo ano.
LA torna-se, assim, a maior cidade da nação a combater um grave problema ambiental, podendo impedir que mais de 2,7 mil milhões de sacos de plástico sejam abandonados nas ruas e nos cursos de água.
O conselheiro Paul Koretz apelidou a votação como histórica, num “dia que demorou muito tempo a chegar”. Embora já outras cidades da Califórnia tenham proibido os sacos de plástico, a população de 3,8 milhões em Los Angeles faz com que a medida nesta metrópole tenha um impacto maior.
Depois de vários ambientalistas terem lutado por esta decisão durante quatro anos, o “ponto de mudança” foi finalmente alcançado, tal como explicou Koretz.
A lei de LA poderá, agora, encorajar outras grandes cidades a seguirem o mesmo caminho, benéfico não só para o ambiente, mas também para a economia.
[Notícia sugerida por Sofia Baptista]