O guia de viagens Lonely Planet apontou os Pastéis de Belém como um dos doces que melhor identificam um destino de viagem, neste caso, Lisboa. O artigo dá destaque às seis melhores sobremesas do mundo.
O guia de viagens Lonely Planet apontou os Pastéis de Belém como um dos doces que melhor identificam um destino de viagem, neste caso, Lisboa. O artigo que integra as seis melhores sobremesas do mundo refere que se saboreia história a cada dentada do doce português.Muitos destinos têm uma sobremesa de marca, capaz de identificar aquela cidade ou país em qualquer parte do mundo. Na impossibilidade de listar todos, o Lonely Planet decidiu reunir os seis melhores exemplares do globo, conjunto no qual integrou os Pastéis de Belém, ou pastéis de nata, tal como lhes chama o guia no artigo publicado no passado sábado.
“A cada dentada do doce português consome-se um pouco de história”, explica o Lonely Planet, dando conta da origem dos pastéis. A tradição começou, refere, a partir dos doces conventuais que as freiras e os monges fabricavam na época medieval, para dar uso às gemas que sobravam depois de se engomarem os hábitos com as claras.
A Lonely Planet salienta que o pastel de nata acabou por se tornar no mais famoso dos doces conventuais, dando origem à Antiga Confeitaria de Belém e aos seus Pastéis de Belém. Aqueles doces “divinais”, de massa crocante e levemente polvilhados com canela, “levam quem os prova a um nirvana açucarado”, conclui o guia.
Esta não é a primeira vez que o guia de viagens dá destaque a este ícone da pastelaria portuguesa. Em Maio deste ano, o portal apontou o Pastel de Belém como uma das 11 melhores iguarias de rua do mundo, daquelas pelas quais vale a pena “dar cabo da dieta”.
A par dos Pastéis de Belém, a lista elaborada pelo famoso guia de viagens australiano dá destaque às Delícias Turcas de Istambul, ao Cheesecake de Nova Iorque, aos gelados em Florença, à Gula Melaka em Malaca e às Waffles de Bruxelas.
Clique AQUI para aceder à lista do Lonely Planet.