Londres lidera o ranking dos maiores clusters de tecnologia na região EMEA, de acordo com um estudo da CBRE, consultora imobiliária a nível mundial. Neste estudo a cidade do Porto faz parte dos clusters em crescimento, com o emprego no sector tecnológico a crescer a dois dígitos desde 2010 e com previsão de crescimento neste indicador nos próximos 5 anos.
O estudo EMEA Tech Cities: Opportunities in Technology Hotspots, publicado recentemente, fornece informação a ocupantes e investidores, que lhes permite avaliarem as caraterísticas dos clusters tecnológicos em termos económicos, de arrendamento e de emprego a nível regional e municipal. A análise identifica quatro categorias distintas de clusters de tecnologia na região EMEA, com base no nível, concentração e crescimento do emprego no setor tecnológico. Esta abordagem reflete o facto dos clusters de tecnologia serem muito diversos na sua estrutura, custos e atração para subsetores especializados de tecnologia.
O ranking liderado por Londres, abrange capitais e centros financeiros com mais de 70.000 pessoas empregadas em tecnologia. A posição de destaque de Londres neste ranking diz respeito à capacidade da cidade para atrair jovens talentos da geração millennial. As oportunidades de emprego no sector das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) aumentou 20% desde 2008, com a proporção de emprego nas TIC a ser praticamente duas vezes e meia superior à média da União Europeia. Londres tem um forte mix de subsetores, sem que uma única atividade domine as oportunidades de emprego, refletindo a posição da cidade como um dos principais centros de tecnologia do mundo.
O conteúdo Londres lidera o ranking dos maiores clusters tecnol aparece primeiro em i9 magazine.