O primeiro relógio lunar do planeta será instalado em 2012 perto do rio Tamisa, em Londres, e vai chamar-se Aluna. Composto por uma grande estrutura de anéis concêntricos irá indicar as fases da lua, a sua posição no céu e a altura das marés.
O primeiro relógio lunar do planeta será instalado em 2012 perto do rio Tamisa, em Londres, e vai chamar-se Aluna. Composto por uma grande estrutura de anéis concêntricos irá indicar as fases da lua, a sua posição no céu e a altura das marés. O Aluna terá 40 metros de largura com uma altura igual a cinco andares e três anéis concêntricos feitos de vidro translúcido reciclado. Com recurso às últimas tecnologias o Alunatime vai funcionar com energia das marés do rio Tamisa através de turbinas.
O primeiro anel representará a fase lunar, o segundo anel o dia lunar e o terceiro a maré. Será instalado na capital britânica que albergará simultaneamente os Jogos Olímpicos.
Propõe-se a ser um marco à beira-rio e uma escultura pública que une arte, ciência e espiritualidade, conforme refere o site oficial do projeto. Irá relembrar os ciclos naturais que formam o nosso passado e determinam o nosso futuro.
A palavra Aluna deriva inclusive de um dialeto de um povo indígena da Colômbia. “Significa memória, possibilidade. Estarmos em sintonia com o ritmo do planeta e viver em harmonia com o nosso planeta”, conta à BBC um dos curadores do projeto.
Saiba mais sobre o funcionamento do Alunatime e veja a animação em 3D no site oficial do projeto.