Um violino Stradivarius, avaliado em 1,4 milhões de euros, roubado em Novembro de 2010, foi recuperado, intacto, no Reino Unido. O anúncio foi feito pela polícia britânica, que encontrou o instrumento dentro da sua caixa, numa propriedade.
Um violino Stradivarius, avaliado em 1,4 milhões de euros, roubado em Novembro de 2010, foi recuperado, intacto, no Reino Unido. O anúncio foi feito pela polícia britânica, que encontrou o instrumento dentro da sua caixa, numa propriedade no centro de Inglaterra.
Datado de 1696, o violino e dois dos seus arcos (avaliados em 78.000 euros), foram roubados quando a proprietária, a violinista coreana Min-Jin Kym, estava num espaço de restauração, localizado na estação de Euston, em Londres.
“Nem queria acreditar!”, conta a artista de 35 anos. “Passei de um estado de desânimo para um estado de euforia. Estou no sétimo céu!”
Min-Jin Kym salientou ainda que tocava aquele violino desde a adolescência e que o mesmo já fazia parte da sua identidade. “Tem sido uma viagem muito difícil, desde que o perdi”, conta.
O instrumento, fabricado pelo reconhecido construtor italiano Antonio Stradivarius, foi encontrado dentro da sua caixa numa propriedade localizada na região centro de Inglaterra. À exceção de alguns danos menores, o mesmo encontrava-se intacto.
De acordo com o inspetor policial Simon Taylor, a investigação foi “longa e muito complicada”, mas “a raridade e a especificidade” do instrumento teriam dificultado qualquer tipo de troca comercial.
Em 2011, três pessoas foram consideradas culpadas do roubo do violino, incluindo um adolescente que foi condenado a uma pena de 10 meses de prisão.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca e Maria Pandina