O Turismo de Portugal lança, esta terça-feira, uma campanha destinada a promover a gastronomia portuguesa em Londres, que contará com a participação de vários 'chefs' internacionais que somam, ao todo, 17 estrelas Michelin.
O Turismo de Portugal lança, esta terça-feira, uma campanha destinada a promover a gastronomia portuguesa em Londres, que contará com a participação de vários 'chefs' internacionais que somam, ao todo, 17 estrelas Michelin.
O programa da iniciativa inclui desde provas de vinhos acompanhadas por degustação de pratos e aulas de cozinha a caçadas e pescarias nos arredores da capital britânica, bem como um 'safari de comida' nas ruas londrinas.
Entre os cozinheiros que vão viajar a partir de Portugal para apresentar a sua experiência em trabalhar com produtos e técnicas nacionais estão Dieter Koschina, Hans Neuner, José Avillez, Miguel Laffan, Ricardo Costa, Vítor Matos, Benoit Sinthon e Vincent Farges.
Os 'chefs' vão contar com o apoio de parceiros de profissão que exercem funções em Londres, entre os quais Brett Graham, Angela Hartnett, Nigel Haworth, Eric Chavot, Agnar Sverrison, Heinz Beck e o português Nuno Mendes.
As apresentações de vinhos serão feitas por escanções como Arnaud Vallet (Vila Joya), Xavier Roussett (Texture) ou João Pires (Dinner by Heston Blumenthal), todos responsáveis por cargos exercidos em restaurantes premiados.
Iniciativa quer aumentar notoriedade da cozinha portuguesa
Em declarações à Lusa, José Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, afirma que esta série de ações constitui uma oportunidade para “aumentar a visibilidade e a notoriedade” [da gastronomia nacional] num mercado que já é o principal emissor de turistas estrangeiros.
“A escolha de Londres prende-se com o facto de ser uma cidade com abertura à novidade em termos gastronómicos e ao impacto que pode ter pela importância que tem a nível europeu”, explica o responsável.
Além disso, a iniciativa pretende dar a conhecer alguns dos novos nomes da cozinha portuguesa, casos de Vasco Mello, Rui Paula ou Henrique Sá Pessoa.
“Com produtos portugueses, inspirando-se na tradição da cozinha tradicional portuguesa e fazendo-a evoluir, [estes 'chefs'] têm conseguido convencer os mais exigentes críticos de gastronomia por essa Europa fora”, elogia Cotrim de Figueiredo.
A campanha vai arrancar no restaurante londrino Notting Hill Kitchen, inaugurado pelo português Luís Baena naquela cidade em 2013, mas passará, também, por outros estabelecimentos, como The Ledbury, Murano, Brasserie Chavot e a escola de cozinha Cordon Bleu.
Esta série de ações do Turismo de Portugal insere-se no programa “Prove Portugal” que, desde 2010, tem promovido viagens de jornalistas estrangeiros a Portugal e campanhas em feiras internacionais e já contemplou, inclusive, a edição de um guia gastronómico. Estima-se que o programa venha a ter um custo total de 620 mil euros.