Um grupo de alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo vai assumir, este ano, pela primeira vez, a promoção da gastronomia nacional no World Travel Market, a mais importante feira de turismo do mundo, que arranca esta segunda-feira em Londres.
Um grupo de alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo vai assumir, este ano, pela primeira vez, a promoção da gastronomia nacional no World Travel Market, a mais importante feira de turismo do mundo, que arranca esta segunda-feira em Londres, apresentando e confecionando degustações com produtos portugueses de grande qualidade.
Ao longo dos três dias da feira, os estudantes Martim Baeta, Ana Margarida Santos, Cláudia de Melo, Andreia Piçarra, Pedro Costa Pinto e Manuel da Silva, oriundos das Escolas do Estoril e de Coimbra, “vão proporcionar aos visitantes e às empresas presentes no stand do Turismo de Portugal experiências genuínas de gastronomia”.
Os jovens, alunos de técnicas de serviço de restauração e bebidas, operações turísticas e hoteleiras, gestão e produção de cozinha e gestão hoteleira, vão dar destaque a produtos que representam a maioria das regiões nacionais e que vão da doçaria e pastelaria tradicionais (pastéis de nata, bolos de mel, compotas ou broas) a vinhos de todo o país, passando pelas conservas, os azeites e os enchidos, em particular os do Fundão.
Durante os “Momentos Prove Portugal” – nome dado à iniciativa – o grupo vai confecionar diversas especialidades: patê de atum com azeitonas recheadas, tomate cherry, acelgas e azeites aromatizados, tosta de sardinha laminada com paste de grão-de-bico esmagado e juliana de pimentos morrones e alcaparras ou, por exemplo, misturas de ervas aromáticas com enchidos tradicionais.
De acordo com o Turismo de Portugal, a participação dos alunos “em feiras desta dimensão e importância é uma das formas de promover a internacionalização do seu talento e das suas capacidades”. A esta oportunidade juntam-se ainda os estágios em cadeias hoteleiras de grande prestígio e a possibilidade de trabalharem em embaixadas portuguesas pela Europa.
O Turismo de Portugal gere 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de norte a sul do país e duas em regime de protocolo com as autarquias de Fundão e Mirandela, onde estudam mais de 3.000 alunos por ano.