Em comunicado, a Sonae refere que a iniciativa visa premiar os lojistas que contribuem para um desenvolvimento económico sustentável e adotam sistemas de gestão para um melhor desempenho ambiental em termos de energia, água, qualidade do ar, ruído, águas residuais e outros resíduo, dando formação adequada aos seus funcionários.
“Este prémio permite-nos não só reconhecer os lojistas que connosco mais trabalham para minimizar o impacte ambiental, mas também ajudar outros a reconhecerem os benefícios da adoção destas boas práticas”, afirma Sandra Dias, diretora de Ambiente, Segurança & Saúde da Sonae Sierra.
O Planet Sierra Award é atribuído em todos os sete países onde o grupo de Belmiro de Azevedo está presente – além de Portugal, contam-se Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil.
No nosso país, o prémio foi ganho pela C&A do centro comercial RioSul Shopping, onde se destaca a reutilização de cabides e embalagens. O hipermercado Jumbo e a loja de animais Ornimundo, ambos no ArrabidaShopping, também foram distinguidos, sobretudo pela sua atenção à gestão ecológica dos resíduos e ao aproveitamento dos recursos naturais como a água das chuvas.