Conheceram-se por acaso, mas acabaram por perceber que partilhavam uma paixão: a costura. Pouco depois, essa mesma paixão e o espírito empreendedor, também comum, levou duas jovens costureiras a criar a Rosemade.
Conheceram-se por acaso, mas acabaram por perceber que partilhavam uma paixão: a costura. Pouco depois, essa mesma paixão e o espírito empreendedor, também comum, levou duas jovens costureiras a criar a Rosemade, uma loja e ateliê de costura online com tecidos exclusivos, encomendas personalizadas e apoio gratuito a outros amantes desta arte.
A marca portuguesa nasceu em Abril de 2012 pela mão das sócias Catarina Ribeiro e Rianne Antunes, natural da Holanda e a viver em Portugal, onde casou, desde 2006. “A Rianne tem muito jeito para a costura e eu sempre tive esse hobby, mas nunca o explorei muito porque a minha profissão não me deixa muita disponibilidade”, conta Catarina, que é professora de dança a tempo inteiro.
“Quando conheci a Rianne, vi que esta sociedade podia funcionar. Eu tinha alguém que me incentivasse a desenvolver esta arte e, ao mesmo tempo, ela tinha uma disponibilidade que permitia sustentar o negócio. Está a dar resultado”, partilha, com satisfação, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
O principal foco da empresa são os tecidos – com bolinhas, riscas, flores ou diversos estampados, desde corações a notas musicais – cujos preços variam entre os 14€ e os 7€ por metro, mas há também almofadas, malas, acessórios e livros de costura, tudo com um toque personalizado.
Mais do que uma loja, um ateliê
Além disso, as duas amigas costureiras pretendem que a Rosemade seja mais do que uma loja: o propósito é que seja, acima de tudo, um ateliê, onde criam peças à medida do cliente. “Basta escolher os tecidos e todo o projeto é realizado à medida dos desejos de cada um”, explicam Rianne e Catarina, que oferecem ainda aos mais inexperientes um serviço de aconselhamento de costura online.
“Para os clientes principiantes temos um serviço grátis de apoio ocasional, onde damos conselhos e dicas”, salientam. Em complemento, as mentoras da Rosemade disponibilizam aos clientes os “kits” completos para construírem as suas próprias peças, que incluem os moldes e os tecidos devidamente cortados.
Embora tenha sido criada há apenas cinco meses, a Rosemade “já conta com uma lista considerável de clientes”, revelam as criadoras. Um sucesso que estará, provavelmente, relacionado com a associação entre uma atividade tradicional mas que atrai cada vez mais interesse e uma plataforma online, que permite alcançar um público amplo e diversificado.
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