No seu livro, Thorsten explica que a compleição de uma pessoa (a cor da pele, o cabelo, a constituição física), a maneira de falar, os gestos, e até o vestuário e os acessórios, são outros indicadores que nos podem dar pistas importantes sobre a pers
Reforçar o nosso poder de observação é a chave para ler o pensamento e as emoções das outras pessoas e também para influenciar a forma com comunicamos com os outros. Em entrevista ao Boas Notícias, o mentalista alemão Thorsten Havener, autor do livro “Sei o que estás a pensar”, explica como funcionam algumas destas ferramentas.
Thorsten Havener, que visitou Lisboa recentemente para promover a edição portuguesa do seu livro, é formado em Linguística, Interpretação e Tradução, mas o seu percurso profissional desenvolveu-se em torno da magia e do ilusionismo, as suas verdadeiras paixões.
Em 1986, quando tinha apenas 13 anos, Thorsten viveu a experiência mais traumática da sua vida, quando o seu irmão mais velho morreu num acidente de paraquedas. Foi este incidente que o levou até à magia. “O meu irmão gostava mito de magia, depois da morte dele acabei por seguir o mesmo caminho, senti que esta era uma forma de me sentir mais próximo dele”, contou Thorsten Havener em entrevista ao Boas Notícias.
O mundo da magia, acabou por levar Thorsten Havener mais longe. “Durante os meus espetáculos, acabei por perceber que conseguia ler muito bem o que as pessoas estavam a sentir e a pensar. Então fui tirando os elementos de magia até que um dia, há cerca de 15 anos, fiz um espetáculo quase todo baseado na leitura do corpo e no poder da sugestão e foi assim que comecei”, recorda.
Graças à magia, Thorsten tornou-se um excelente observador e partilha, no seu livro, técnicas que ajudam a perceber o comportamento e o pensamento dos outros. “Há muitos sinais que indicam o que pensamos ou sentimos, não são apenas as expressões faciais e do corpo, há muitas outras ferramentas como, por exemplo, movimentos que fazemos inconscientemente”, sublinha.
No seu livro, Thorsten explica que a compleição de uma pessoa (a cor da pele, o cabelo, a constituição física), a maneira de falar, os gestos, e até o vestuário e os acessórios, são outros indicadores que nos podem dar pistas importantes sobre a personalidade de cada um.
O autor de “Sei o que estas a pensar” explica que aprendeu muitas das técnicas a partir de outros autores mas acabou por acrescentar muitas ferramentas suas, que descobriu durante a sua própria experiência.
O poder de comunicar
Thorsten salienta que as técnicas deste livro são fundamentais na comunicação do dia-a-dia com os outros, para que possamos interpretar o mundo à nossa volta e também enviar as mensagens corretas: “Pode ser importante, por exemplo, para saber se alguém nos quer realmente contratar ou se as pessoas estão interessadas no que estamos a dizer. Isso chama-se comunicar”.
Thorsten acredita no poder do pensamento mas avisa que “não basta, no dia-a-dia, ter um pensamento positivo, já que esta atitude até pode ser perigosa ou contraproducente porque se pensarmos que está tudo bem acabamos por não ter motivação para mudar”.
Por outro lado, o mentalista alemão reconhece que é fundamental controlarmos o nosso próprio pensamento e as nossas atitudes. “Os nossos pensamentos influenciam o ambiente que nos rodeia e ajudam-nos a adquirir confiança para ultrapassarmos os problemas”, salienta.
As reações que tem recebido deste livro agora editado em Portugal, pela Esfera dos Livros, têm sido muito positivas. “O 'feedback' mais positivo que obtive foi da minha tradutora japonesa que fez o trabalho pouco depois do desastre nuclear de Fukushima. Na altura, ela disse-me que se sentiu muito mais confiante e positiva, porque um dos objetivos do livro é fazer com que as pessoas se sintam melhor e mais confiantes”, conclui o autor.