Neste livro cruzam-se as vida de Maria Ortega, uma ex-escrava degredada pelo Santo Ofício, e Anna de São Miguel, uma luso-africana filha de um nobre espanhol. As suas vidas, embora romanceadas, poderiam muito bem ter acontecido como se conta nestas páginas.
As suas estórias caminham a par da História, para que o leitor fique a conhecer um pouco mais sobre o fascinante passado da cidade de Luanda, onde estas mulheres viveram e deixaram a sua marca pessoal, uma marca que o tempo não apagou.
Sobre a autora:
Isabel Valadão nasceu em Lisboa mas foi para Angola em 1951, com seis anos de idade, tendo aí vivido até 1975, pouco antes de aquela antiga colónia portuguesa se tornar independente. Acompanhando os pais no seu périplo angolano, passou por diversas regiões, desde o Lobito a Malange, até se fixar em Luanda, cidade onde viveu a adolescência, casou e onde nasceram as suas duas filhas.
Licenciou-se aos 49 anos, em História de Arte, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Em privado, dedicou-se à investigação na área da Defesa e Conservação do Património, paralelamente à conservação e restauro de pintura. Este é o seu primeiro romance.