“A minha mãe era uma grande cozinheira e ele sempre adorou a sua comida. Cozinhar foi a maneira que encontrei de tentar compensar a sua ausência. O meu pai ia dizendo que estava tudo muito bom, mas eu sabia que não estava como a comida da minha mãe”, lembra Maria Lawton.
Dos EUA para São Miguel
Na sua ilha de origem, com a ajuda da família, conseguiu reconstruir todas as receitas. Quando regressou aos EUA, há cerca de 5 anos, começou a escrever o seu livro e criou uma página de Facebook que, entretanto, foi reunindo milhares de seguidores, contando já com mais de 18 mil fãs.
Durante quatro anos trabalhou no livro, aos serões e fins de semana. A micaelense, que tem três filhas, diz que o livro foi um projeto de amor, feito a pensar nas filhas e nos sobrinhos. “Todos eles nasceram cá, mas têm muitas memórias ligadas à comida. As melhores memórias que temos são à volta de uma mesa. Não queria que passassem pelo que passei”, conta.
Em junho do ano passado, começou a distribuir uma edição particular pela sua família. Em pouco tempo, começaram a chegar os pedidos de amigos, estranhos e de fãs do Facebook. Passados uns meses, recebeu o telefonema da Union Park Press, uma editora de Boston.
“Azorean Cooking: From My Family Table to Yours” chegou, em Janeiro deste ano, às livrarias e ao público norte-americano, tornando-se um sucesso com mais de 10 mil exemplares vendidos. Neste momento, a autora está já a preparar um segundo livro, desta vez dedicado às sobremesas e doces dos Açores.
Notícia sugerida por Maria Pandina