A Associação Portuguesa de Nutricionistas e o Chef Jorge Sousa acabam de lançar um livro de receitas inspiradas na dieta mediterrânica, onde o iogurte é integrado como produto chave pela sua versatilidade e acessibilidade.
A Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) e o Chef Jorge Sousa acabam de lançar um livro de receitas inspiradas na dieta mediterrânica, onde o iogurte é integrado como produto chave pela sua versatilidade e acessibilidade para as famílias portuguesas. A iniciativa faz parte de uma campanha de sensibilização para a alimentação saudável.
A campanha “1 iogurte por dia” serviu de mote para esta compilação de receitas que contou com a colaboração exclusiva do Chef Jorge Sousa, responsável pela cozinha do restaurante Poivron Rouge, do Hotel Crowne Plaza Porto.
O livro “Sabor e Arte – receitas de pratos mediterrânicos” conta com um total de 24 receitas originais criadas pelo Chef Jorge Sousa divididas pelas quatro estações do ano. Aos pratos típicos e tradicionais da dieta mediterrânica é adicionado o iogurte, resultando em receitas originais e confeccionadas de forma natural e saudável.
Entre as sugestões, destaque para pratos como Mexilhão recheado com iogurte, Pato com vinho do Porto, puré de couve-flor e iogurte com castanhas, Figos gratinados com queijo chévre, doce de abóbora e salada de agrião com molho de iogurte e Gaspacho Alentejano, croutons de pão e molho de iogurte com vinagre.
O livro surge no seguimento de uma parceria entre o renovado Hotel Crowne Plaza Porto (antigo Tiara Park, localizado na Avenida da Boavista) e a APN, que remonta a 2013. Na altura, foram realizados vários 'workshops' e ações de promoção da alimentação saudável.
Sobre o convite, o Chef Jorge Sousa mostra-se “muito satisfeito por poder colaborar com uma causa tão nobre como a prevenção da obesidade que atualmente ronda os 59% em Portugal. Gosto de incluir ingredientes com alto teor vitamínico nos meus pratos e o iogurte é um excelente exemplo de um produto simples e muito saboroso que está acessível a todos.”
Para já, as receitas apenas podem ser consultadas e seguidas no livro, disponível em todo o país desde o dia 16 de Outubro. O próximo passo será adotar alguns destes pratos na carta do restaurante Poivron Rouge assumindo-se assim como um espaço de referência na cidade com sugestões saudáveis para hóspedes e clientes.