"A Menina dos Ossos de Cristal" é um inspirador testemunho de vida da própria autora do livro, Ana Simão, que, tal como a protagonista da estória, Inês, nasceu num corpo muito frágil com ossos que se partem em mil pedaços, como se fossem de cristal.
“A Menina dos Ossos de Cristal” é um inspirador testemunho de vida da própria autora do livro, Ana Simão, que, tal como a protagonista da estória, Inês, nasceu num corpo muito frágil com ossos que se partem em mil pedaços, como se fossem de cristal.
A menina cuja estória de luta e coragem podemos acompanhar nestas página não se deixou vencer pelo medo: nem quando quis dar os primeiros passos e não conseguiu, nem quando todas as crianças corriam e brincavam e ela estava numa cama de hospital, embalando nos seus sonhos Mefibosete, o menino imaginado pelo seu pai.
Da perda da inocência nas mãos de um curandeiro, passando pela enorme luta da família para não a perder, até à licenciatura conquistada a pulso, a vida da “Menina dos Ossos de Cristal” transforma-se, diante dos nossos olhos, no triunfo da mulher que, contra todas as expetativas, consegue vencer.
Como todos aqui aprenderemos, há apenas uma frase rara que nós, como Inês, nunca devemos esquecer: amor é poder.
Sobre a autora
Nasceu em 1965 em Santarém. É portadora de uma doença rara, Osteogénese Imperfeita (OI), vulgarmente conhecida como a doença dos ossos de vidro ou de cristal.
É licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com uma pós-graduação no ISCTE. Trabalhou na Câmara Municipal de Santarém, onde exerceu funções na área da cultura, turismo e acção social. Escreve para a revista da APOI (Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita) e para a Associação Salvador.
Depois de quase 25 anos de trabalho e 3 de sucessivos internamentos hospitalares, viu-se obrigada a uma aposentação por invalidez. Mas foi nesse momento que descobriu que há milagres e que a escrita, se não salva ninguém, lhe dá esperança e alegria para continuar.
Comentários
comentários