A Livraria Lello, no Porto, acaba de ser, pela segunda vez, considerada uma das 15 livrarias mais "cool" do mundo. A revista norte-americana Travel+Leisure colocou-a numa lista de livrarias "distintas" que continuam a vingar.
A Livraria Lello, no Porto, acaba de ser, pela segunda vez, considerada uma das 15 livrarias mais “cool” do mundo. Depois de a cadeia televisiva CNN lhe ter, o ano passado, atribuído o mesmo título, a revista Travel+Leisure, colocou-a agora numa lista de livrarias “distintas” que a continuam a vingar.
Este 'top' de livrarias inclui espaços que, “para os viajantes, são mais do que boas seleções de livros”, escondendo entre as suas paredes “uma beleza abundante, uma personalidade extravagante e a história” da cidade onde se localizam, explica a publicação de viagens norte-americana.
“Dizem os rumores que a Livraria Lello terá inspirado J.K. Rowling enquanto escrevia 'Harry Potter' e dava aulas de inglês em Portugal”, começa por contar a Time, que garante que “é fácil apreciar o potencial da Lello como musa”.
Segundo a revista, o “átrio com vitrais que ilumina a linda escadaria vermelha da livraria é suficientemente espetacular para nos deixar colados ao chão”, concretizando a ideia de “opulência” que é dada “pela fachada neogótica” do edifício.
A publicação destaca, também, os pormenores em madeira decorada, os pilares dourados e os tetos ornamentados, além dos mais de “100.000 títulos disponibilizados pela livraria em diversas línguas” e que incluem traduções para inglês de dois “talentos portugueses”: Fernando Pessoa e José Saramago.
À oferta da Livraria Lello juntam-se ainda “revistas, CDs, livros antigos e uma ampla seleção [de literatura] sobre a própria cidade do Porto”.
Da lista da Travel+Leisure fazem também parte as livrarias Barter Books (Inglaterra), Powerhouse Arena (EUA), Cafebrería El Pendulo (México), Shakespeare and Co. (França), entre outras.
Clique AQUI para conhecer o 'top 15' completo (em inglês).
Notícia sugerida por Maria da Luz