Uma equipa da Universidade do Minho acaba de conquistar um prémio internacional no Nepal graças ao desenvolvimento de um interface - o "t-words" - que poderá ser útil a longo prazo para combater problemas de literacia nas crianças.
Uma equipa da Universidade do Minho acaba de conquistar um prémio internacional no Nepal graças ao desenvolvimento de um interface – o “t-words” – que poderá ser útil a longo prazo para combater problemas de literacia nas crianças, permitindo-lhes explorar, de forma lúdica, sons, palavras e frases.
De acordo com um comunicado enviado ao Boas Notícias, o galardão foi atribuído aos portugueses durante a principal conferência da área do entretenimento digital interativo, a International Conference of Advances in Computer Entertainment, que se realizou no Nepal.
O trabalho premiado consiste numa tecnologia constituída por blocos físicos que podem ser gravados e recombinados de modo a reproduzir diferentes combinações sonoras.
Assim, os mais novos podem participar em diversas atividades, como a construção de rimas ou a exploração da sonoridade de palavras e frases enquanto desenham na superfície dos blocos, criando pequenas narrativas visuais e sonoras.
“Dada a ênfase do 't-words' na exploração sonora, pensa-se que poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando na aquisição de aptidões ligadas à literacia”, explica Pedro Branco, coordenador do Laboratório engageLab, envolvido no desenvolvimento desta tecnologia.
O “t-words” é o resultado de um trabalho de investigação e desenvolvimento do engageLab/Centro Algoritmi da UMinho da autoria dos investigadores Cristina Sylla e Sérgio Gonçalves e dos professores Pedro Branco, do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da UMinho, e de Clara Coutinho, do Instituto de Educação.
O projeto tem o financiamento do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Fatores de Competitividade, e também da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.