por redação
Com o concerto de abertura marcado para o próximo dia 9 de julho, às 19 horas, na Fundação Oriente, e o Taipei Philharmonic Youth Ensemble (Taiwan), a 3ª edição do Lisbon Music Fest irá passar este ano por novos espaços e, como sempre, por algumas das mais emblemáticas salas de espetáculo do país.
Ao Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Ruínas do Carmo, Palácio da Ajuda, Museu dos Coches e Mosteiro da Batalha, juntam-se a Fundação Oriente, o Museu da Música e o Castelo de Belmonte, numa harmoniosa simbiose que promove a música e o património.
São mais de 25 concertos, todos com entrada livre, em seis cidades e doze espaços diferentes. De 9 de julho a 5 de agosto, orquestras, coros e ensembles constituídos por jovens músicos de todo o mundo apresentam-se em Lisboa, Évora, Batalha, Peniche, Elvas e Belmonte.
A conceituados agrupamentos internacionais – de Inglaterra (Essex Youth Orchestras e Sutton Youth Orchestras), Irlanda do Norte (City of Belfast Youth Orchestra), Suíça (Jugendchoir MKS Schaffhausen), Israel (Kfar Saba Youth Orchestras, Afula Youth Orchestra, Choir and Concert Band), Taiwan (Taipei Philharmonic Youth Ensemble) e Hong Kong (Hong Kong Festival Youth Wind Orchestra) – junta-se uma representação portuguesa que inclui a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Estágio Gulbenkian e o recém-criado José Saramago Ensemble Jovem.
Tiago Neto, Diretor do Festival afirma que, “o Lisbon Music Fest mantém como grande objetivo voltar a incluir a cidade de Lisboa e Portugal no roteiro cultural internacional dos festivais de verão, promovendo uma plataforma em que jovens músicos de todo o mundo possam interagir e partilhar diferentes culturas e experiências artísticas.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, em que contámos com uma assistência global superior a 25 mil pessoas, acreditamos que vamos continuar a superar estes números. Este ano teremos perto de 750 jovens músicos que contribuirão para a promoção de Lisboa e de outras cidades portuguesas, não apenas em termos turísticos, mas sobretudo a nível cultural e artístico. É esta convicção que nos permite, com grande satisfação, voltar a contar com o apoio dos nossos parceiros, que acreditam desde o início no sucesso do Lisbon Music Fest”.
Mais informação em: www.lisbonmusicfest.com