As candidaturas para a edição de outono de 2018 do Lisbon Challenge, um programa internacional de aceleração de 3 meses para start-ups ambiciosas de base tecnológica, arrancaram esta semana.
Esta fase, que arrancou, estende-se até dia 09 setembro. As start-ups selecionadas garantem depois a entrada neste prestigiado programa de aceleração, que tem lugar ao longo de 10 semanas (de 10 de outubro a 14 de dezembro), e está dividido em 4 fases: Validação, Produto, Crescimento e Investimento. O programa culmina com um Demo Day, onde as várias equipas apresentam as suas soluções, e partilham um pouco do processo pelo qual passaram até à versão final.
Uma das principais novidades está no modelo de investimento, que foi repensado: as start-ups selecionadas recebem logo à partida 15 mil euros, em troca de 2% do seu capital, para poderem estar completamente focadas no desenvolvimento do produto, sem preocupações financeiras. Mais tarde, há a opção de investir até mais 55 mil euros por 5% do capital, para as start-ups que mais se destacarem no programa.
Outra das maiores alterações para esta edição prende-se com o processo de selecção. Parece-nos que o melhor modelo para encontrar as startups certas para investir está na forma como identificamos e escolhemos as equipas certas.
Para Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i, “A ultima edição do Lisbon Challenge foi das mais bem sucedidas de sempre, 85% das start-ups receberam propostas de investimento dos parceiros do Lisbon Challenge, um valor que confirma o posicionamento internacional do programa.”
“Os resultados refletem uma aposta na combinação de dois elementos chave. Em primeiro a capacitação e oportunidades de interação proporcionados pelo programa e, em segundo lugar, o esforço em criar um ecossistema de investimento, que incentiva o co-investimento entre investidores portugueses, principalmente em rondas pre-seed, e potencia o co-investimento com investidores internacionais – principalmente em rondas seed”, continua aquele responsável.
O Lisbon Challenge arrancou em 2013 e, ao longo das suas nove edições, contou já com a participação de 220 start-ups, de mais de 50 países. As equipas que passaram por este programa somam algo como 65 milhões de euros de investimento total (das nossas start-ups ‘Alumni’, 40% recebeu investimento, sendo que 4 delas entraram no YCombinator, 4 no TechStars e 2 no Seedcamp).
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