Os lisboetas que queiram apanhar sol ou refrescar-se já não precisam de apanhar o comboio até à linha nem de atravessar a ponte até à Costa da Caparica. O presidente da Junta de Freguesia confirmou ao Boas Notícias que a praia de Belém vai “estar a funcionar durante todo o ano” numa “zona aberta mas com o adequado controlo do concessionário”.
A nova praia da cidade vai estar “aberta à população com areia e espreguiçadeiras, onde as pessoas podem desfrutar da esplêndida vista sobre o rio e tomar uma bebida numa zona privilegiada da cidade de Lisboa”.
À partida não está prevista a construção de nenhuma piscina ou lago mas há “a possibilidade das pessoas se poderem refrescar nos repuxos existentes na zona da relva”.
A Praia do Torel recebeu, em Agosto do ano passado, mais de 80 mil visitantes. Este ano a junta de freguesia de Santo António quer repetir a iniciativa.
A praia urbana de Belém vai ficar situada no Terreiro das Missas, junto à estação fluvial de Belém, ocupando uma área de cerca de 2.800m2, avança o presidente da junta.
Parte do investimento será financiado com o valor que transitou para a junta, no momento da passagem de delegação de competências da Câmara Municipal de Lisboa para a freguesia, ou seja, uma verba de 50 mil euros.
Contudo, Fernando Rosa estima que “esse valor não seja suficiente para o investimento total que a junta pretende realizar já que será feito um reforço da solidez do solo para dar mais consistência ao terreno”.
A freguesia está “a reunir o financiamento em falta com o estabelecimento de parcerias e patrocínios com diversas empresas e, eventualmente, com algum capital próprio”.