Lisboa vai ser palco para a meta daquela que é a mais longa prova de BTT, em formato non-stop. Com partida em Madrid, no próximo dia 20 de Setembro, a competição vai ligar as duas capitais ibéricas ao longo de 771 quilómetros.
Lisboa vai ser palco para a meta daquela que é a mais longa prova de BTT, em formato non-stop. Com partida em Madrid, no próximo dia 20 de Setembro, a competição vai ligar as duas capitais ibéricas ao longo de 771 quilómetros.
São mais de 400 os participantes nesta prova que vão partir de Las Rozas, em Madrid, em direção ao Parque das Nações, em Lisboa. A primeira paragem será em Robledo de Chavela, no Valle de Jerte, onde os atletas se poderão hidratar e passar o testeminho a outro elemento da equipa.
O percurso conta, no total, com nove pontos de paragem e possibilidade de passagem de testemunho. Em território espanhol, as estações são em Burghondo, Navalperal de Tormes, Navaconcejo, Canaveral, Alcántara e Cedilo. Em Portugal as estações de hidratação estão localizadas em Ponte de Sôr e Coruche, antes da chegada à capital a 22 de Setembro.
“Trata-se de uma prova muito variada e extremamente difícil. Os participantes vão deparar-se com todo o tipo de piso de BTT ao longo dos mais de 770 quilómetros. Chegar a Lisboa, desde Madrid, em bicicleta de montanha, não está ao alcance de todos, é um desafio impressionante” afirmou Manuel Tajada, diretor técnico da prova, citado pela Lusa.
A prova é disputada por equipas de duas, três ou quatro pessoas e em regime non-stop. Por isso mesmo, segundo a organização, a estratégia de cada um dos participantes e respetivas equipas “é fulcral”, dado que “nem as paragens, nem as passagens de testemunho são obrigatórias”.
Embora o percurso da prova não vá estar sinalizado, o mesmo conta com passagens obrigatórias, pelo que os participantes correm acompanhados de um “track GPS”. O controlo será feito mediante GPS e nos pontos de controlo de passagem obrigatória, alguns dos quais estarão ocultos.
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes