Mais de 37 milhões de turistas passaram pela cidade de Lisboa nos últimos 10 anos, a maioria proveniente de Espanha, França e Brasil, tendo gerado receitas superiores a cinco mil milhões de euros para o sector hoteleiro.
Mais de 37 milhões de turistas passaram pela cidade de Lisboa nos últimos 10 anos, a maioria proveniente de Espanha, França e Brasil, tendo gerado receitas superiores a cinco mil milhões de euros para o sector hoteleiro.
De acordo com dados do Observatório do Turismo de Lisboa, citados pela agência Lusa, desde 2004, ano em que se realizou, em Portugal, o Europeu de Futebol, até 2013, assinalou-se um aumento contínuo do número de turistas na capital, com exceção dos anos de 2008 e 2009, que coincidiram com o início da crise económica.
Em 2013, o número de turistas que pernoitaram na cidade foi de 4.328.655, dos quais 1.398.789 eram nacionais e 2.929.866 estrangeiros. Em 2004, o número de dormidas foi de 3.090.851, acrescentam os dados daquele organismo.
O principal mercado emissor de turismo para Lisboa é a vizinha Espanha, embora se tenha observado alguma retração nos últimos anos. De França e do Brasil chegam também à capital portuguesa muitos turistas, sendo estes dois países o segundo e terceiro maior mercado emissor atual, respetivamente.
O Brasil começou a ganhar destaque a partir de 2010 e, hoje em dia, supera já os visitantes italianos e britânicos, tradicionalmente entre os que mais passam férias em Portugal.
O aumento do número de turistas na cidade de Lisboa, bem como do número de dormidas, tem contribuído para a existência, na última década, de um crescimento praticamente contínuo das receitas turísticas para as unidades hoteleiras da capital.
Como forma de dar resposta a esta procura, o diretor-geral do Turismo de Lisboa, Vítor Costa, disse mesmo à Lusa que está projetada a abertura de 14 novas unidades hoteleiras ainda durante este ano e o próximo e que há mais oito planeadas, ainda sem obra iniciada ou inauguração prevista.
Mais voos internacionais e navios de cruzeiro
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que as receitas provenientes da atividade turística foram, em 2013, de 586.958.367 euros, o que representou um aumento de 8,3% face aos resultados obtidos no ano anterior. Em 2004, estas receitas totalizaram somente 517.455.053 euros.
No total, desde 2004, o sector hoteleiro de Lisboa arrecadou, entre hotéis, aldeamentos e apartamentos turísticos, receitas de mais de cinco mil milhões de euros.
A comprovar o aumento do número de turistas que visitam a capital está também o crescimento do número de passageiros provenientes de voos internacionais que desembarcam no aeroporto de Lisboa: de acordo com um estudo do Grupo Espírito Santo, o número de passageiros tem vindo a registar nos últimos sete anos um crescimento anual de quase 6%.
Ainda segundo o mesmo estudo, também no movimento de passageiros de cruzeiros na região de Lisboa se tem verificado um aumento, registando-se um crescimento médio anual superior a 11%.
Em Maio deste ano o Porto de Lisboa acolheu seis navios cruzeiro em simultâneo entre eles três embarcações emblemáticas da frota britânica.
Segundo a administração do Porto de Lisboa, a chegada dos seis navios levou à capital portuguesa cerca de 13 mil turistas, o que, conforme estimou a gestora de redes multibanco SIBS, se traduziu em ganhos económicos na ordem dos 500 mil euros.