A Terra dos Sonhos inaugura, dia 21 de Maio, a primeira Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade. Dirigida a crianças e jovens com doenças crónicas, a UCIF oferece um programa que garante uma atitude mais positiva perante a vida.
Fruto de uma investigação realizada, entre 2010 e 2012, pela equipa da Terra dos Sonhos, Lisboa inaugura, dia 21 de Maio, a primeira Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade. Dirigida a crianças e jovens com doenças crónicas, a UCIF oferece um programa que garante uma atitude mais positiva perante a vida.
A principal missão da Terra dos Sonhos consiste na realização de sonhos de de crianças e jovens doentes, carenciados e idosos. Com o novo serviço, a associação pretende chegar a mais pessoas e ?garantir também um bem-estar mais duradouro às crianças e aos jovens que vivem com doenças crónicas?, explica ao Boas Notícias Ana Manoel, responsável pela comunicação da Terra dos Sonhos.
A Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade vai oferecer aos seus utentes ?intervenções psicológicas e ferramentas que promovem as emoções positivas, a capacidade de superar a dor e de lidar com os problemas e a esperança de um futuro mais otimista?, lê-se no site da Terra dos Sonhos.
Assim, a UCIF pretende alcançar a ?transformação de convicções, crenças, perceções e emoções das crianças doentes e o seu meio envolvente no sentido de um bem-estar psicológico e emocional contínuo no tempo?, ajudando-as a elaborar um novo projeto de vida, independentemente da sua doença.
Objetivo será alargar serviço à população em geral
Ana Manoel adianta que a UCIF conta com uma equipa de psicólogos que vai dar o acompanhamento necessários aos utentes desta inovadora unidade. Por enquanto, a UCIF vai ?trabalhar com as crianças e jovens assinalados pelos seus parceiros, mas o objetivo será disponibilizar os serviços à população em geral?, acrescenta a responsável.
A Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade fica na nova sede da Terra dos Sonhos, em frente ao hospital Egas Moniz (Rua Mécia Mouzinho de Albuquerque nº1), Lisboa.
Segundo a Terra dos Sonhos, estima-se que, no mundo, aproximadamente 15 a 20% de pessoas com menos de 18 anos apresentam doenças crónicas e em estado grave, sendo que a oncologia infantil é a principal causa de mortalidade mundial entre crianças.
Estas doenças representam uma condição de risco para aparecimento de distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade, stress pós-traumático tanto nas crianças como nas suas famílias.
Clique AQUI para acompanhar, no Facebook da Associação, as novidades do novo espaço.
Notícia sugerida por Liliana Mota