Lisboa é a 18.ª cidade do mundo com melhor qualidade de vida. A garantia é da prestigiada revista britânica Monocle, que acaba de anunciar o 'top' 25 do seu "Quality of Life Survey".
Lisboa é a 18.ª cidade do mundo com melhor qualidade de vida. A garantia é da prestigiada revista britânica Monocle, que acaba de anunciar o 'top' 25 do seu “Quality of Life Survey”, um estudo realizado anualmente com o objetivo de lançar “um debate vivo e estimulante” sobre as principais metrópoles internacionais.
Este ano, explica a publicação, foram acrescentados à análise “22 novos indicadores”, que conduziram a “enormes alterações na ordem das primeiras 25 cidades da lista”, agora liderada pela capital japonesa, Tóquio, à qual se juntam, no pódio, Viena (capital da Áustria, 2.ª) e Berlim (capital alemã, 3.ª), respetivamente.
Enquanto algumas “velhas favoritas” caíram no mais recente 'ranking' da Monocle, que será apresentado em detalhe na edição de Julho/Agosto da revista, outras mostraram estar em ascensão: é o caso de Lisboa, que subiu quatro posições em relação ao 22.º lugar que ocupava em 2014.
“Além de uma das mais antigas capitais da Europa, Lisboa é também uma das mais seguras”, considera a publicação internacional, que dá especial ênfase ao “clima agradável”, ao “ritmo de vida amigável” e à comida sempre fresca dos restaurantes da cidade portuguesa, onde é possível encontrar, facilmente, uma refeição completa e de qualidade por uma média de 13 euros.
A Monocle realça ainda o aumento do número de rotas que ligam Lisboa ao resto do mundo – e que, neste momento, são já 118 -, bem como a riqueza da cidade em bibliotecas públicas: há 18 à disposição dos cidadãos, sublinha a revista.
O indicador em que a capital tem pior desempenho está relacionado, segundo a publicação, com a utilização da bicicleta, meio de transporte que, por enquanto, é escolhido para deslocações regulares por apenas 1% da população “alfacinha”.
Notícia sugerida por Maria da Luz