O Porto de Lisboa registou, em 2013, os maiores números absolutos de sempre em termos de escalas de cruzeiros e passageiros, vendo aumentar a percentagem de escalas em 12% e a de passageiros em 7% face ao ano anterior.
O Porto de Lisboa registou, em 2013, os maiores números absolutos de sempre em termos de escalas de cruzeiros e passageiros, vendo aumentar a percentagem de escalas em 12% e a de passageiros em 7% face ao ano anterior, anunciou a Administração da estrutura esta segunda-feira.
De acordo com um comunicado do Porto de Lisboa, registaram-se, no ano passado, 353 escalas de cruzeiros, o equivalente a 558.040 passageiros, o que fez de 2013, “indiscutivelmente, o melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros” no porto da capital.
Segundo a Administração do Porto de Lisboa (APL), estas 353 escalas foram realizadas por 120 navios de cruzeiros, “o que constitui, também, um novo recorde, já que é o maior número de sempre de navios que escalaram o porto de Lisboa”.
A mesma fonte adianta que, em 2013, a estrutura recebeu 16 navios “em primeira escala, dos quais quatro eram novos”, considerando que este pormenor “reforça a importância crescente que o porto da capital tem vindo a assumir na inclusão dos itinerários da nova frota dos diferentes operadores”.
Em termos de tripulantes verificou-se também um crescimento para um total de 232.496, 10% acima do valor registado em 2012, acrescenta o comunicado da APL.
Quanto ao ano de 2014, “ficará marcado pela mudança no modelo de gestão da atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa”, gestão essa “que passará a ser da responsabilidade de um gestor privado, através do modelo de concessão, prevendo-se um contínuo esforço da APL na promoção do seu porto e da cidade de Lisboa como destino turístico em articulação com o novo gestor”, conclui a Administração.