A partir desta segunda-feira e até ao próximo dia 10, Portugal é anfitrião de um dos mais importantes encontros científicos do mundo na área da astronomia. 600 investigadores reúnem-se em Lisboa para debater assuntos como a busca de planetas extra solares e a formação do universo.
A 18ª Joint European and National Astronomy Meeting (JENAM) 2010, a decorrer na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é uma iniciativa da Sociedade Astronómica Europeia (EAS), considerada pelos especialistas um “importante evento científico” que abrange temas na linha de frente da astronomia, ciências espaciais e tecnologia.
Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa e um dos especialistas que participará no evento, refere que Portugal tem a oportunidade de demonstrar neste encontro a “forte participação que tem em projetos de grande pioneirismo”, disse à agência Lusa.
Esta não é, no entanto, a primeira vez que o evento se realiza em solo português: já em 2002, a JENAM decorreu no Porto.
Grandes instituições científicas europeias como o Observatório Europeu do Sul (ESO) e a Agência Espacial Europeia (ESA) marcam também presença no encontro, ao qual foram submetidos mais de 400 artigos para apresentações orais e posters.