“Ponha os seus pulmões à prova” é o desafio que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança, em Lisboa, no âmbito do Dia Mundial da Espirometria, assinalado na próxima quarta-feira, dia 27. Os rastreios gratuitos decorrem na Praça Gare do Oriente, entre as 08h30 e as 19h00.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia promove uma campanha de rastreios que visa não só chamar a atenção para os problemas respiratórios, como promover a prática desportiva e a sua importância para uma maior qualidade de vida.
Suportada por um espaço de saúde onde é possível avaliar a capacidade respiratória, através de espirometrias, esta é uma campanha que conta com o apoio de alguns dos mais prestigiados atletas como Fernanda Ribeiro e Aurora Cunha.
Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, sublinha que “os problemas respiratórios constituem um dos principais entraves à qualidade de vida de todos nós. Empenhada na promoção da Saúde Respiratória, a SPP acredita que o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater problemas respiratórios”.
Doenças respiratórias como Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), Cancro do Pulmão, Tabagismo, Tuberculose são, no seu conjunto, das principais causas de morte no mundo.
Em Portugal, são já a quarta causa de mortalidade e afetam mais de 10% da população. São ainda responsáveis por mais de 80 mil internamentos por ano e 15 milhões de dias de baixa (enquanto os internamentos globais tem uma diminuição de 9%,os internamentos por doença respiratória tiveram um aumento relativo de 12% nos últimos anos).
No mundo estima-se que existam cerca de 600 milhões de pessoas com DPOC. Todos os anos, aproximadamente 2,75 milhões de mortes em todo o mundo são atribuídas à DPOC. A nível mundial é a 5ª causa de morte e calcula-se que em 2020 seja a 3ª, logo após as doenças de coração e os acidentes vasculares cerebrais.