Animação de rua, leitura de contos e uma feira do livro infantil, a realizar na Livraria Bertrand, no Chiado, são algumas das principais atividades que vão preencher o dia.
"Traga um livro, convide um amigo e faça parte da história" é o repto para que os munícipes adiram à iniciativa que tem como ponto de encontro a entrada para a estação do metro Baixa/Chiado.
Para quem não levar um livro, a Câmara disponibiliza alguns exemplares em sistema de "book crossing" (livros em circuito, que são identificados como tal e que podem ser utilizados por quem os encontra devendo ser deixados em locais públicos para que outros os leiam).
Um manifesto poético, com frases pintadas em vários dos locais a percorrer pelo cordão, fazem ainda parte da iniciativa, bem como a atuação dos grupos de percussão Paradiddle, constituído por 51 crianças da Escola Básica 2, 3 Fernando Pessoa, e dos catalães El posador (O botão), disse à agência Lusa Susana Silvestre, da Divisão de Gestão de Bibliotecas da Câmara de Lisboa.