Se foram as suas sete colinas que a tornaram célebre, é a vista privilegiada da cidade oferecida pelos miradouros que deixa sem fôlego os "alfacinhas" e os turistas que visitam Lisboa.
Se foram as suas sete colinas que a tornaram célebre, é a vista privilegiada da cidade oferecida pelos miradouros que deixa sem fôlego os “alfacinhas” e os turistas que visitam Lisboa. Por acreditar que ainda há muito a descobrir, um novo projeto quer, agora, trazer aos olhos de todos os miradouros escondidos da capital.
O projeto Lx-Up, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa (CML), foi apresentado esta semana e tem como objetivo “revelar os miradouros escondidos de Lisboa”, isto é, “locais elevados” e “minimamente” abertos de onde se tenha “uma vista panorâmica sobre uma parte de Lisboa”, explica o site da iniciativa.
Atualmente, Lisboa tem 16 miradouros oficiais, “16 lugares privilegiados” para ver a cidade “de cima e contemplar toda a sua beleza”. Embora, muitas vezes, a subida das ladeiras lisboetas nos “acelere a respiração”, a paisagem com que somos brindados ao chegar ao topo “compensa” o cansaço, assegura o vídeo promocional do projeto Lx-Up.
Todos os apaixonados por Lisboa e pela fotografia são convidados – e mesmo incentivados – a participar no projeto, devendo registar os “miradouros escondidos” que conheçam no site http://www.lxup.pt ou partilhar uma fotografia dos mesmos no Instagram com as hashtags #lxup e #miradouros_escondidos.
Quer se trate de um terraço, de uma varanda ou de um telhado, o importante é que “a vista e um vislumbre do espaço” apareçam na imagem. De acordo com a CML, as fotografias submetidas podem ser coloridas ou a preto e branco, em qualquer formato, e tiradas com o equipamento que cada um “tiver à mão”, seja um telemóvel ou uma câmara profissional.
O projeto já está a aceitar as fotografias dos utilizadores e conta, agora, com a ajuda dos portugueses (e, quem sabe, dos estrangeiros), para fazer de Lisboa “a cidade com mais miradouros no mundo”.