O primeiro leilão do programa "Reabilita Primeiro, Paga Depois" rendeu à autarquia cerca de três milhões de euros.
O primeiro leilão do programa “Reabilita Primeiro, Paga Depois” foi bem-sucedido. Esta segunda-feira a câmara de Lisboa revelou que foram vendidos, em hasta pública, 24 imóveis que renderam à autarquia cerca de três milhões de euros.
O programa tem por objetivo vender, em leilão, edifícios ou frações que se encontram devolutos e que necessitam de reabilitação profunda ou obras de reconstrução. A vantagem deste programa é que o comprador fica com a obrigação de realizar as obras necessárias mas pode pagar o valor do imóvel só depois do edifício estar reabilitado e pronto para rentabilizar.
Na primeira hasta pública do programa, que decorreu na passada sexta-feira, estiveram presentes 70 interessados. Os 24 edifícios foram licitados em média 27 vezes, e a câmara conseguiu arrecadar cerca de três milhões de euros, “1,3 milhões acima do valor-base de licitação”, disse o autarca.
Uma vez que o “Reabilita Primeiro, Paga Depois” permite o pagamento após a conclusão das obras, num prazo máximo de três anos, a autarquia recebeu, para já, um milhão de euros dos proprietários que conseguiram apresentar pronto pagamento.
Esta segunda-feira, numa conferência de imprensa onde apresentou os resultados do leilão, o presidente da câmara António Costa afirmou que esta hasta pública “foi um sucesso total” permitindo à autarquia “obter recursos para valorizar o património da cidade”, “sem recorrer à banca, sem pagar juros e sem endividamento”.
Próximo leilão dia 10 de Maio
A vereadora da Habitação, Helena Roseta, que acompanhava o presidente, referiu que 50% dos licitadores eram munícipes, contrariando a expectativa de que só iriam participar, nesta hasta, empresas ligadas ao ramo imobiliário.
Inicialmente, para este programa, foram identificados 80 imóveis municipais e encontram-se em verificação outros 200, total ou parcialmente devolutos.
A próxima hasta pública, com três imóveis, realiza-se no dia 10 de Maio. Na página online do programa já é possível consultar informação (preços, dia de visita e outros dados) sobre os três prédios localizados na Lapa, na R. da Madalena e nos Anjos.