Lisboa vai acolher, em monumentos e locais emblemáticos da cidade, cerca de 30 concertos de jovens orquestras com entrada gratuita. A iniciativa concretiza-se no âmbito do do Lisbon Music Fest que se acontece, pela primeira vez este ano, entre os dias 4 de Julho e 7 de Agosto.
O Castelo de S. Jorge, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a zona típica de Alfama, o Jardim da Estrela e o Oceanário são alguns dos locais que vão servir de cenários às atuações das orquestras europeias já confirmadas para o evento.
No total, o Lisbon Music Fest reúne 15 agrupamentos musicais de sete países distintos: Portugal, Espanha, Suiça, Holanda, Irlanda Letónia e Estados Unidos da América. A organização estima que estarão envolvidas no evento, de forma direta, cerca de 1.500 participantes.
Para além de Lisboa, o festival vai estender-se a Sintra, Évora, Figueira da Foz, Cascais, Batalha e Peniche.
North Stars Chamber Orchestra (EUA), Juventus Musica Basel (Suiça), National Youth Orchestra of Ireland (Irlanda), Riga United Music Schools Symphony Orchestra (Letónia), Joven Orquestra Promúsica de Málaga (Espanha) e o Coro Juvenil da Universidade de Lisboa são apenas alguns dos agrupamentos que estão confirmados na programação.
O primeiro concerto realiza-se ao aor livre, nas Ruínas do Carmo, com as atuações da Orquestra “Os Violinos” e “Big Band Júnior”, ambas portuguesas, no dia 4 de Julho às 21h30. No total, a organização estima ter uma audiência superior a 15.000 pessoas.
Tiago Neto, diretor do festival, explica, no site da iniciativa, que a principal missão do evento é “incluir Lisboa no roteiro cultural internacional de Verão, em particular no circuito dos festivais de música, onde anualmente participam dezenas de milhares de jovens músicos”, acrescentando que pretende, simultaneamente, “promover Lisboa como uma capital europeia cosmopolita e multicultural, na vanguarda da interpretação e criação artística.”
Para consultar o programa integral do Lisbon Music Fest clique AQUI.