A cantora brasileira Maria Bethânia vai ser distinguida, na próxima semana, pela Câmara de Lisboa com a Medalha de Mérito (grau ouro), pela forma como tem divulgado, através da sua arte, autores portugueses como Fernando Pessoa.
Referindo-se a uma das canções que Bethânia popularizou, a autarquia afirma que “a ’Abelha Rainha’ vai ser distinguida” numa cerimónia na próxima terça-feira, às 20:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“Maria Bethânia tem, ao longo dos anos, contribuído para a divulgação dos grandes autores da literatura portuguesa, sobretudo de Fernando Pessoa”, afirma a nota camarária.
Na mesma nota é referida a “voz profunda” de Maria Berthânia qualificada como “expoente da música popular brasileira, intérprete de canções inesquecíveis”.
A cantora também já recebeu a Ordem do Desassossego, uma comenda com que a Casa Fernando Pessoa (equipamento cultural da autarquia lisboeta) decidiu distinguir alguns nomes que têm dedicado especial atenção à obra do poeta.
Concerto no Coliseu
Maria Bethânia atua esta quarta-feira no Coliseu de Lisboa, num espetáculo intitulado “Especial Portugal” e em que interpretará entre outros, “Meu amor é Marinheiro” (Manuel Alegre/Alain Oulman), “Estranha Forma de Vida” (Amália Rodrigues/Fado Bailado de Alfredo Marceneiro), do repertório de Amália Rodrigues e “Cheira a Lisboa” (César Oliveira/Carlos Dias) do repertório de Anita Guerreiro.
Bethânia irá ainda cantar, pela primeira vez em palco, “Trocando em Miúdos” (Chico Buarque/Francis Hime), “Fora de Hora” (Chico Buraque/Dorival Caymmi) e “Eu Velejava em Você” (Eduardo Dusek).